O que é um relógio de ponto eletrônico

27 de janeiro de 2016

O que é um relógio de ponto eletrônico

Com o relógio de ponto eletrônico não é preciso mais calcular manualmente as horas trabalhadas

Ter como verificar a jornada de trabalho dos colaboradores da sua empresa a qualquer momento e não precisar mais gastar tempo com aquele trabalho manual para calcular as horas trabalhadas são algumas das vantagens ter um Registro Eletrônico de Ponto (REP) nas empresas. Mas, antes de decidir instalar na sua empresa, é preciso entender o que é um relógio de ponto eletrônico.

Para você ficar por dentro do que é um relógio de ponto, como funciona, o que fazer, quais as regras impostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e como escolher um REP, preparamos uma série de artigos que reúnem as informações que todo empresário precisa para instalar um na sua empresa sem medo e nem dúvidas.

Vamos começar do ponto inicial. 

O que é um relógio de ponto eletrônico?

Que o relógio de ponto é usado nas empresas para controlar e contabilizar as horas trabalhadas dos funcionários de uma empresa nós já sabemos. O que vamos especificar nesse artigo é o modo como é feito o registro, mais precisamente do registro feito através de um ponto eletrônico. Nesse tipo de equipamento, a marcação deixa de ser manual e passa a ser através de um dispositivo eletrônico, ligado a uma máquina.

Tanto os relógios de ponto cartográficos, onde o equipamento ‘carimba’ a data e a hora em que o cartão de ponto está sendo inserido na máquina, quanto os livros de assinatura de ponto ainda são bastante usados por empresas no Brasil, mas ao longo dos anos 90 e até os dias de hoje, fabricantes inovaram na personalização dos registros e trouxeram mais praticidade aos empresários.

Com o relógio de ponto eletrônico, cada funcionário registra a sua entrada ou saída da empresa por uma das marcações, seja pela biometria (impressão digital), pelo cartão de proximidade ou pelo código de barras. Em cada uma dessas marcações, o acesso é pessoal e intransferível, e o registro pode ser visto a qualquer momento do computador de quem cuida desse controle, seja do RH, o dono da empresa ou próprio gerente. Simples, prático e seguro. Assim, o cartão, que podia ser registrado por qualquer pessoa, sendo ela proprietária ou não, foi substituído pelo registro de marcação eletrônica.

Algumas regras do Ministério do Trabalho

Com o relógio de ponto biométrico, as horas trabalhistas são contabilizadas de maneira mais fiel e eficaz e, no final do mês, o programa que capta esses registros pode emitir um extrato das horas trabalhadas. Esse avanço não se deu apenas pela praticidade que é ter um cálculo em mãos, nem pela facilidade de trabalhar o banco de horas do corpo colaborativo da empresa, mas partiu também da regulamentação da Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que determinou que apenas o REP pode ser usado por empresas (com acima de 10 funcionários) que querem ter um controle de ponto que não seja manual e sim eletrônico.

A instalação do REP deve seguir algumas normas impostas do MTE. O objetivo é anular qualquer possibilidade de alteração de informações ou desvio do cumprimento legal, mas esse assunto vamos falar mais detalhadamente em outro artigo. Agora que você já sabe o que é um relógio de ponto, saiba quando a sua empresa deve ter um REP neste segundo artigo que preparamos.

Está pensando em adquirir um relógio de eletrônico em Brasília-DF? Entre em contato conosco, faça um orçamento sem compromisso. Nosso contato é: (61) 3702-1314. E o endereço: Rua das Figueiras Nº07 – Sala 1303 do Vista Shopping, em Águas Claras – DF.

Inner Control

Contatos


(61) 3797-7004

contato@innercontrol.com.br

Rua das Figueiras Nº07 - Sala 1106

Vista Shopping - CEP: 71.906-750